Ultimos
Cadastre-se em nossa newsletter:
Noticias
Federações catarinenses se unem a entidades do Vale na mobilização pela duplicação da BR-470
Quinta-Feira, 11 de Maio de 2017
fotos
O Comitê da Duplicação da BR-470, liderado pelo Sindilojas Blumenau, acaba de ganhar aliados importantes na mobilização pela duplicação da BR-470. Em reunião realizada nesta terça-feira (dia 9), na sede do Fecomércio, em Florianópolis, o grupo coordenado pelo ex-prefeito Félix Theiss, conquistou o apoio das federações que integram o Conselho de Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem). O encontro contou também com a participação do Dnit e do Ministério dos Transportes. No próximo dia 15, o Comitê vai dar mais um passo para fortalecer o movimento ao se reunir com deputados e senadores catarinenses, além de prefeitos do Vale do Itajaí.

A reunião com o Cofem se iniciou com uma apresentação do presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Schramm, que destacou números referentes à rodovia e à duplicação. Apontou também a importância da união para o movimento alcançar o seu objetivo: agilizar a conclusão da obra que se arrasta desde 2013. “Temos que lutar para conseguir esse 1,5 bilhão, que é o custo para duplicar estes 73,2 quilômetros entre Navegantes e Indaial. Mas para isso, precisamos unir forças empresariais e políticas”, reforçou.

As federações presentes manifestaram-se a favor do movimento iniciado no Vale do Itajaí e se colocaram à disposição para somar esforços na luta pela duplicação. “A Fiesc só tem a louvar essa iniciativa e vamos, sim, apoiá-la. Junto ao Comitê já pedimos ao Dnit que eles preparem uma proposta contendo os valores a serem investidos e alguns trechos que seriam prioritários e que dariam melhor resultado em termos de fluidez. A ideia é discutirmos com todas as lideranças mais uma vez e aí Santa Catarina iria com uma proposta única, de consenso, para conseguir um resultado positivo”, defendeu o coordenador da Unidade de Competitividade Industrial da Fiesc, Egídio Martorano.

Na reunião também estiveram presentes o superintendente do Dnit, Vissilar Pretto, e o diretor do Departamento de Parcerias do Ministério dos Transportes, Fábio de Freitas. Durante a reunião, o Dnit apresentou o andamento das obras e admitiu que ela está em ritmo lento em função da restrição orçamentária. “Estão em execução apenas dois lotes, mas estamos buscando junto à a bancada mais recursos. A necessidade deste ano gira em torno de 400 milhões, e no orçamento da União está disponibilizado R$ 81 milhões neste ano para a obra e tudo que envolve o empreendimento, como as desapropriações”, afirma Pretto.

O representante do Ministério dos Transportes elogiou a iniciativa do Comitê da Duplicação, que na sua opinião é o melhor mecanismo para melhorar projetos importantes como a obra da BR-470. “Entendo que essa troca entre poder público e a sociedade civil contribui para melhorar os projetos, para que no final represente o interesse da sociedade. Importante e louvável esta mobilização e fiquei muito lisonjeado em ser convidado a participar desta reunião”, comentou.

Freitas observou ainda que é importante continuar esse diálogo também do ponto de vista da concessão, que segundo ele tem um estudo pronto que já foi enviado ao governo do Estado. “Acredito que existem dois movimentos claros daqui para frente. Um deles é a bancada junto à sociedade civil organizada buscar no orçamento da união recursos para acrescentar a essa obra para que ela ganhe celeridade. A outra é a disposição para discutir a concessão e assim ajustar o projeto, do ponto de vista do escopo do que vai ser realizado, para a partir desses investimentos chegar a uma tarifa equilibrada para a sociedade local. Essa discussão vai ser fundamental para chegar a um equilíbrio entre aquilo que vai ser executado e é a vontade da comunidade e aquilo que vai ser cobrado”, considerou.

Reunião com parlamentares

Na próxima semana, o Comitê da Duplicação promoverá mais uma reunião, desta vez com a classe política, para apresentar as reinvindicações das entidades do Vale do Itajaí e de Santa Catarina engajadas ao movimento. O encontro será na segunda-feira (15), às 15h, no auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB). Para esse encontro serão convidados deputados e senadores catarinenses, além dos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores do Vale do Itajaí.
Alameda Rio Branco, 165 - 2° andar
Fone: (47) 3221.5750 Fax: (47) 3221.5751 / (47) 3221.5753 | CEP: 89010-300 | Blumenau - SC
Criação de Sites em Blumenau Virtual Force